História


O Cubo de Rubik, também conhecido por Cubo Mágico, é um quebra-cabeça tridimensional que conquistou adeptos em todo o mundo. O desejo de ver as seis faces do cubo reorganizadas atingiu pessoas de todas as idades e profissões, por isso foram lançados diversos tutoriais para ajudar a encontrar a solução. Nenhum outro quebra-cabeça teve tantos adeptos, o que o torna um brinquedo genial.
Além da diversão, sua prática trás muitos benefícios, como o desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração, da coordenação motora, estímulo da memória e noção espacial, dentre outros. É uma atividade que contribui para deixar a mente mais ativa, incentiva o pensamento criativo.
Com a popularização do cubo mágico, também surgiram diversos campeonatos. A primeira competição oficial aconteceu em 1982 na Hungria. Desde então, foram realizadas mais de 3600 campeonatos oficiais pelo mundo, registrando ao longo desse tempo a participação de cerca de 70 mil competidores, cujos resultados encontram-se no Ranking Oficial.


WCA
A World Cube Association regulamenta as competições de cubo mágico e outros quebra-cabeças similares, os chamados "twisty puzzles", em todo o mundo, apoiada por organizações nacionais, responsáveis por organizar competições em seus países. O mais famoso deles é o "Rubik's Cube", inventado pelo professor húngaro Ernő Rubik em 1974.
Para que uma competição seja oficial é necessário, dentre outros requisitos, a presença de um Delegado da WCA, membros da WCA responsáveis por garantir que todas as competições aconteçam de acordo com a missão, regulamento e espírito da WCA. O Brasil tem atualmente 10 delegados da WCA.
Todas as competições oficiais ficam registradas no site da WCA e nele é possível fazer a inscrição para participar dos eventos, ter acesso ao regulamento, verificar os Rakings e Recordes oficiais (filtrando por nacional, continental ou mundial), bem como ver o histórico de cada competidor.
Atualmente a WCA reconhece 18 modalidades oficiais: Rubik's Cube (Cubo 3x3x3), Cubo 2x2x2, Cubo 4x4x4, Cubo 5x5x5, Cubo 6x6x6, Cubo 7x7x7, Cubo 3x3x3 com os pés, Cubo 3x3x3 com uma mão, Cubo 3x3x3 em menos movimentos, Cubo 3x3x3 Vendado, Cubo 4x4x4 Vendado, Cubo 5x5x5 Vendado, Cubo 3x3x3 Múltiplos Cubos Vendado, Clock, Megaminx, Pyraminx, Square-1 e Skewb.

 
ABCM
A Associação Brasileira de Cubo Mágico, fundada em 2013, tem como objetivo dar legitimidade e representatividade ao esporte no Brasil, fazendo cumprir as regras estabelecidas pela WCA.
A instituição promove eventos e atividades que incentivam a prática do cubo mágico no país. Ela também deu apoio na organização do Campeonato Mundial de Cubo Mágico de 2015, que aconteceu em São Paulo.

Atualmente a ABCM é responsável pela escolha do local e da organização do Campeonato Brasileiro, que acontece anualmente. Mas qualquer pessoa pode organizar um campeonato em sua região, basta seguir as recomendações e regras oficiais, bem como ter a presença de um Delegado da WCA.
O primeiro campeonato brasileiro de cubo mágico aconteceu em 2007 em Sumaré-SP. E até abril de 2017, já foram realizadas 131 competições oficiais no Brasil, tendo a participação de mais de 2700 cubistas brasileiros.

Site: www.abcubomagico.com.br

 
CUBO MÁGICO BAHIA
A Cubo Mágico Bahia promove os campeonatos e atividades no estado da Bahia.
O primeiro campeonato oficial de cubo mágico no estado foi o OXENTE OPEN que aconteceu em janeiro de 2016 no SESC de Feira de Santana, reunindo competidores de diferentes cidades baianas e cubistas oriundos de outros estados. O evento foi um sucesso e incentivou os cubistas da região. Desde então, foram organizado mais campeonatos oficiais em Feira de Santana, Salvador e Alagoinhas. E a proposta é que aconteça em outras cidades. Além dos campeonatos não oficiais e atividades que são desenvolvidas em outros eventos, como a Feira do Livro da UEFS, Festival da Juventude Portal do Sertão, Encontro de RPG em Salvador, Gincanas em Colégios, dentre outros.
O objetivo das iniciativas da Cubo Mágico Bahia é difundir a prática do cubo na região e dar oportunidade aos cubistas locais de participarem de eventos oficiais, visto que muitos não podem se deslocar para outros estados para poder participar das competições. Antes do OXENTE OPEN apenas cerca de 4 cubistas baianos tinham tempos oficiais, hoje são mais de 50.

Site: www.fb.com/cubomagicobahia